quarta-feira, 11 de novembro de 2015




                Somos um grupo de mães e pais de crianças que, em 2016, cursarão o 6º ano do ensino fundamental. Crianças que vivenciam a delicada fase de transição entre infância e adolescência. Aliás, que já querem ser tratadas como “pré-adolescentes”. Cujas atitudes ora são infantis, ora mostram uma maturidade que nos surpreende. E que entre gestos ora ternos, ora questionadores, nos desafiam a nos reposicionar como pais e mães.
Se você tem um filho ou filha vivendo essa fase, então temos algo em comum.
Nossas crianças estão concluindo a primeira etapa do ensino fundamental. A escola será uma parte importante de tudo o que virá nos próximos anos. Ela não orientará apenas o desenvolvimento intelectual e cognitivo. Representará, também, o ambiente de convívio mais intenso de nossos filhos, no qual tenderão a se formar grupos de amizade, referências de comportamento e de valores.
Que tipo de escola você deseja para essa nova fase? A que escola e a que educadores você confiará esses anos tão decisivos?
Nossos filhos compõem a turma de 5º ano da Escola Miguel Arcanjo, que atua segundo os princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf.  Viemos buscar, nessa escola, uma proposta educacional que de fato olhasse para eles como pessoas e contribuísse para seu desenvolvimento integral. E é isso o que temos encontrado. Conteúdos acadêmicos são aprendidos de modo carregado de sentido. A arte e a música permeiam suas produções e suas relações com esses conhecimentos. O desenvolvimento físico é integrado à consciência corporal. Aulas de trabalhos manuais, de marcenaria, de modelagem, de aquarela, de história, de alemão e de inglês completam um currículo diversificado que tende a se expandir ao longo dos anos finais do ensino fundamental. E tudo isso é vivenciado em um processo pedagógico no qual nossos filhos são profundamente respeitados e amados. Isso significa que experimentam uma combinação de acolhimento, exigência e estímulo que considera a história, as necessidades e as potencialidades de cada um.
A Escola Miguel Arcanjo terá, em 2016, uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Desejamos agregar outros alunos a essa turma. Para que o grupo se amplie e, com ele, as possibilidades de interações. Para estender a outras crianças e famílias os benefícios que temos vivenciado.
Venha conhecer-nos pessoalmente. Traga seu filho ou filha. Juntem-se a nós!

Cordialmente,

A Comissão de Mães e Pais de alunos do 5º ano da Escola Miguel Arcanjo
Escola Miguel Arcanjo
Av. Alfredo Camarate, 610, Bairro São Luiz. Belo Horizonte MG  CEP:31310-000 Telefone :(31) 3586-0310


Obs: Caso deseje, solicite por meio da escola um contato com a Comissão de Mães e Pais ou com algum de seus membros. Estamos à disposição!