sexta-feira, 20 de maio de 2016

Aprender com arte



Folhear um caderno da escola Miguel Arcanjo é como admirar uma obra de arte! O conhecimento, profundo, sólido, é materializado em cores, formas, desenhos e textos bem escritos à mão!


O currículo da escola cumpre os Parâmetros Curriculares Nacionais e é elaborado levando em consideração as etapas do desenvolvimento da criança. 


"Busca-se, assim, uma abordagem integrada entre o pensar, o sentir e o querer. O querer (agir) é cultivado através da atividade corpórea dos alunos nas diversas aulas; o sentir é estimulado por meio de abordagem artística em todas as matérias, além de atividades artísticas e artesanais, específicas para cada idade; o pensar é cultivado paulatinamente desde a imaginação dos contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato, rigoroso, científico, no ensino médio. Um dos diferenciais da Pedagogia Waldorf é justamente o fato de não exigir ou cultivar um intelectualismo e um academicismo precoces, valorizando o brincar, o movimento corporal e o criar artístico como importantes formas de aprendizagem e de desenvolvimento na infância."






E todo este conhecimento vai para o caderno pelas mãos da criança, pois não adotamos apostilas prontas. O material utilizado é de qualidade: o giz de cera de abelha, aquarela, lápis de cor, caneta tinteiro são deitados em cadernos sem pauta, cujas folhas são caprichosamente emolduradas e preenchidas de letras e desenhos únicos.


Por aqui não preparamos a criança para concorrer com o mundo. Na escola Miguel Arcanjo levamos o mundo de maneira adequada a cada fase da criança, para que ela cresça capaz de VIVER o mundo de forma segura, confiante e forte.