terça-feira, 2 de agosto de 2016

Imagine sua criança tendo uma manhã assim?

Estamos no segundo semestre. Época em que muitas famílias começam a procura pela escola de ensino fundamental para suas crianças que sairão do jardim de infância. É importante que a transição seja leve e interessante para os pequenos. E mais do que o método ou o material que a escola utiliza, são as vivências de cada dia que têm real significado para a criança.

Quer saber como é um dia na turma de primeiro ano da Escola Miguel Arcanjo?



As crianças têm entre 6 e 7 anos. Chegam pela manhã na escola e são recebidas, uma a uma, na entrada da sala pela professora de classe.

No aperto de mão, a professora sente as crianças: estão quentes, frias? Olhos nos olhos: estão sonolentas, animadas? Como estão os pequenos que irão passar a manhã junto de mim?

Depois de pendurar mochilas e merendeiras, posicionam-se para o verso. Contemplam o sol, festejam o novo dia, expressam gratidão. Toda escola está fazendo o mesmo neste momento... aliás, todas as escolas Waldorf da cidade, do país, do mundo... ao mesmo tempo, o mesmo verso. União e força.

Agora as crianças formam uma roda e movimentam-se em ritmo. Aquecendo e acordando o corpo, respirando juntos, trabalhando lateralidade, coordenação: harmonizam-se!

E estão prontas para exercitar o pensar: desenham formas, conhecem letras em uma época, números em outra época, ouvem a história que alimenta suas almas.

Lavam as mãos e tomam o lanche trazido de casa, preparado com amor pela família: alimentam o corpo!

E vão brincar!

Voltando à sala, aulas especiais: música, alemão, inglês, euritmia, jogos, trabalhos manuais... mas uma só por dia!

A professora finaliza a aula conforme a época. E despede de um por um. Aperto de mão, olhos nos olhos, um recadinho, um agradecimento, um elogio, um calorzinho para levar pra casa!

As crianças do primeiro ano raramente têm Para Casa. O que é vivenciado pela manhã na escola deve adormecer dentro da criança. E amadurecer, e transformar... No outro dia o aprendizado acorda com muito mais sentido.



Agora imagine sua criança vivenciando todos os dias uma manhã assim? Repleta de cuidado e significado, assim como acontece em seu lar.

Quer conhecer mais? Venha para a Escola Miguel Arcanjo! Estamos na Pampulha, na Avenida Alfredo Camarate, 610.


Agende uma visita com a Sandra ou Nathalia pelo telefone 3586.0310.

Saiba mais sobre a Pedagogia Waldorf.