quarta-feira, 29 de novembro de 2017

3º ano na Escola Waldorf: atravessando o Rubicão!

Luiza Paim
mãe de duas crianças da Miguel Arcanjo

Minhas lembranças mais vivas de escola são do 3º ano do ensino fundamental, aos 9 anos. Foi quando comecei a ler livros e tomar consciência das coisas. Estudando em uma escola comum, pública, alcançou-me apenas o conteúdo teórico, ficando de lado as particularidades desta fase de desenvolvimento, mas mesmo assim lembro deste ano como um ano diferente e só agora entendi o porquê.

Lousa Profissões - 3º ano da Miguel Arcanjo
Detalhe da lousa do 3º da Miguel Arcanjo


Hoje sou mãe de 3 crianças, duas delas estudam na Miguel Arcanjo, escola Waldorf de Belo Horizonte. Antonio, o mais velho, já passou pelo 3º ano em 2016 e Olívia passará em 2018. E sim, é um ano especial na vida da criança. 

Por volta dos 9 anos a criança passa por uma crise. Começa a perceber que é um ser independente, que um dia todos nós morreremos, que o pai, a mãe ou a professora não são super poderosos. Algumas têm medos. Choram por qualquer coisa. Criticam e discordam da autoridade amada. Em resumo: a criança entende que o mundo não é um paraíso e que precisará trilhar o caminho com seus próprios passos. É o tal Rubicão*.

Olhar para essa criança e saber que tudo isso é normal e ter elementos que a ajudem a atravessar a fase de forma saudável é um alívio para os pais, e a Pedagogia Waldorf faz isso muito bem.

O currículo, elaborado especialmente para cada fase do desenvolvimento do ser humano, cuida inteiramente desse pequeno ser. 

Histórias do Antigo Testamento contam a queda do Paraíso e como o homem passa a viver na Terra e retirar do próprio trabalho o seu sustento. 

O trabalho na terra e observação dos processos naturais das coisas - do cultivo do trigo à colheita e confecção da farinha, do forno e do pão! - mostram como as coisas são feitas, assim como as vivências de profissões primordiais, como carpintaria, tecelagem, ferragem...
Preparando o terreno para o cultivo da terra. Foi um trabalho duro, o lote era pura pedra!

Ferro forjado durante a visita à ferraria. Ah, é assim que se faz uma espada! 

Essa chegada à Terra para a criança é acolhida com o reconhecimento de sua primeira casa - o próprio corpo - e nos trabalhos manuais ela cria um boneco. Então passa à construção da casa primordial, após observar casas de animais e de outras culturas. Ainda projeta e constrói a própria casa (e essa época exige muito esforço), mas ao final de todo o trabalho duro, esta criança se coloca no mundo com muito mais segurança.

Tricotando o corpo do Felipe. Além do tricô e do boneco, este trabalho traz tranquilidade e concentração.


A Casa sendo construída. Por dentro, a criança reconhece seu lugar neste mundo...

Tudo isso contemplando o currículo exigido pelo MEC, que é absorvido com facilidade, pois a criança é cuidada integralmente, e as matérias não pesam.

O teatro está sempre presente: as crianças aprendem a se colocar no mundo.
É possível crescer de forma mais leve. É possível formar o ser humano com mais cuidado, evitando traumas e inseguranças. É possível olhar o todo na infância, oferecer o que é adequado a cada fase da vida respeitando o processo que é se tornar um adulto. E sim, é possível ser feliz na escola! Na Miguel Arcanjo acontece esse "encaixe perfeito" porque a Pedagogia Waldorf foi desenvolvida para o ser humano. Bem diferente de quando a criança precisa se moldar para dar conta da escola que lhe é imposta.

Eu sobrevivi ao meu 3º ano tradicional. E revisitando esta fase, agora como mãe, sinto uma alegria enorme em saber que meus filhos estão fazendo mais que sobreviver à escola: eles estão VIVENDO. 

O trigo brotando...
Precisaram confeccionar Miguel, o espantalho, para proteger o canteiro.

...trigo colhido

Malhando o trigo para fazer a farinha



* Rubicão: rio ao sul da Itália, por onde qualquer general era proibido, por lei, de atravessar quando retornasse à Roma com seus exércitos. Mas Júlio César ousou atravessá-lo e, enquanto isso, teria dito seu famoso alea jacta est, ou a sorte está lançada, já que não tinha mais volta. É mais ou menos isso o que acontece nessa idade. Não tem mais como voltar para aquele mundo de fantasia e para a barra da saia de mãe exatamente como era. Mas, depois da batalha inevitável, Júlio César fundou o Império Romano. Assim também esse momento prepara nossos filhos para os grandes feitos da vida. (definição por Fabi Correa)