www.waldorf.com.br |
“ Micael conduz o homem á manjedoura;
Natal representa o nascimento da luz divina na Terra;
Páscoa simboliza a Luz de Natal que vence as forças da morte;
Em Pentecostes a luz se torna para o homem o fruto do seu agir. ”
É no outono que acontece a festa Cristã de Pentecostes, a palavra Pentecostes vem do grego e significa o 50º dia (neste caso, após a Páscoa). Neste dia os apóstolos estavam todos reunidos e vivenciaram o encontro com o Espírito Santo e a partir desse momento, mesmo os homens falando línguas diferentes foram capazes de se entenderem.
Esse momento marca o fato dos apóstolos estarem prontos para a divulgação e aplicação de todos os ensinamentos que eles receberam diretamente do Cristo. É a consolidação do processo que se iniciou quando esses homens, que eram pessoas comuns do povo, resolveram acompanhar Jesus e receber deles seus ensinamentos. Após as vivências da quaresma, da Páscoa, e ascenção e de todas as propostas de renovação interior eles estão finalmente prontos. No primeiro Pentecostes na Terra, línguas de fogo apareceram sobre as cabeças dos discípulos de Cristo. Flamas iluminaram o passado deles, bem como o seu futuro.
Pentecostes é a festa da liberdade e do amor, é uma festa que abre as portas para o futuro. Sua cor é o amarelo que quer iluminar tudo. O espírito humano deve ser luminoso, ir de encontro à luz.
Fontes: As Festas Anuais nos Hemisférios Norte e Sul – Evelyn Francis Capel; www.festascristas.com.br