Currículo



O PRIMEIRO ANO WALDORF

No 1º ano a criança inicia seu caminho de descoberta do mundo humano e natural.

Depois de muito brincar no jardim de infância, de vivenciar o mundo com seu corpo, aos sete anos, a criança se encontra pronta para começar a aprender, a trilhar o caminho de conhecimento da humanidade.

Aula de jogos no primeiro ano

Para que ela aprenda, é preciso que o professor desperte na criança um sentimento de veneração e admiração por esse mundo da natureza e dos homens. Sentimentos esses que serão conquistados através da arte, da beleza com que tudo é apresentado a ela pelo professor de classe.

O fio dourado, que conduz o currículo do primeiro ano, são os contos de fadas. São essas histórias que alimentam a alma dessa criança com imagens repletas de significados. As conquistas dos conhecimentos humanos e naturais começam pela descoberta e vivência do próprio corpo, da sua geografia corporal, do despertar da memória e da formação de hábitos, de ritmo.

A partir dessas qualidades são trabalhadas as três matérias principais do primeiro ano: formas, letras e números.

Desenho de formas: as crianças trabalham, no desenho de formas, as qualidades da reta e da curva.

Letras: todas as letras do alfabeto serão apresentadas às crianças ao longo do ano. Cada letra será apresentada, primeiro com uma história, uma imagem, nessa história terá um poema, esse poema guardará um segredo, então a letra surge na imagem desenhada, depois ela surge sozinha, para só depois chegarem as famílias silábicas e as palavras.

A apresentação das letras começa pelas vogais, que trazem a qualidade dos sentimentos humanos. E depois chegam as consoantes, que surgem a partir de seres concretos, naturais e humanos.

Números: a apresentação dos números começa com o maior número do mundo, o um, e dele nascem todos os outros números. A primeira representação numérica será a romana, pois trata-se de uma linguagem concreta, próxima à descoberta dos números pela criança. Elas são apresentadas até o número XX romano. Depois há o encontro entre romanos e árabes, e os números arábicos são apresentados.

A criança também aprenderá as quatro operações, primeiro através de vivências concretas (cestos e pedrinhas) para depois chegar aos seus símbolos e à sua escrita. Todas essas matérias serão trabalhadas em épocas, período de quatro semanas, intercaladas, ora letras, ora números, apenas a primeira época será de formas. Todo esse conteúdo é apresentado à criança através de imagens, histórias criadas pela professora.



O SEGUNDO ANO WALDORF

No 2º ano, a criança ampliará o seu conhecimento em relação ao mundo olhando para o céu - através do estudo das fases da Lua, do caminho do Sol, para compreenderem a organização do tempo - e olhando para a terra - estudando as plantas e o ciclo da água. Acompanhando essa polaridade, temos como o fio dourado deste ano as Lendas de Santos (elevação espiritual) e as Fábulas (vivência da astralidade), que alimentam a alma da criança com belas imagens, equilibrando as forças opostas que atuam sobre ela. Pode-se dizer que as palavras chaves do 2º ano são POLARIDADE e TEMPO.

Essas qualidades do currículo acompanham a biografia da criança de 8 anos, que está em um momento de maior abertura para o sentir, desenvolvendo simpatias e antipatias. A criança, nessa fase, está desenvolvendo a consciência do limite do próprio corpo em relação ao mundo e, portanto, ora se mostra muito disposta a se relacionar e ora se volta para si. A unidade do 1º ano começa a ser quebrada e a consciência do tempo, de como a humanidade construiu a sua organização, ajuda a criança a se localizar melhor no mundo, ela começa a olhar para frente (futuro) e para trás (passado).

Relógios construídos pelas crianças no segundo ano

Em relação ao estudo de Letras (Língua Portuguesa), há um aprofundamento do processo de alfabetização: a apresentação das dificuldades ortográficas; a vivência das letras maiúsculas e minúsculas; a produção de pequenos textos com escrita espontânea e a conquista de maior fluência na leitura. Nos Números (Matemática) também há uma ampliação do que foi introduzido no 1o. ano: o aprofundamento das 4 operações com números maiores; cálculos mentais e escritos; contagem oral até 100 (progressivo e regressivo) e ampliação na medida do andamento da turma; tabuadas do 2 ao 12; introdução a unidade e dezena e conhecimento do relógio e prática do cálculo das horas.

Abaixo, um resumo das Épocas do 2o.ano:

O Senhor do Tempo: Vivenciamos nessa época o ciclo anual da Terra. Começamos pelas estações do ano, as festas cristãs comemoradas em cada estação, passamos pelos 12 meses do ano, as fases da lua, os dias da semana, até chegarmos à compreensão do calendário. As crianças registram tudo no caderno, escrevendo pequenos textos com a professora e ilustrando. Também, nessa época, confeccionamos o calendário do ano seguinte, que elas levarão para casa.

O Relógio: Iniciamos o estudo dos números com uma época em que a criança aprende a olhar as horas! Através da vivência do ritmo noite-dia (ou do caminho do sol), a criança constrói seu relógio, e com ele pratica o cálculo das horas. Nas épocas seguintes, as crianças irão aprofundar a prática das quatro operações matemáticas, e aprenderão a partir de belas vivências as tabuadas desde a tabuada do 2 até a tabuada do 12.

Fábulas: Nessa época as crianças são apresentadas às letras minúsculas! E o “pano de fundo” para isso são as fábulas contadas pela professora. Elas concluem esse trabalho confeccionando um livrinho sobre uma fábula que a professora escolhe. 

Horta, pomar e jardim: Nessa época a criança tem o primeiro contato com o estudo das plantas. Ela ouve histórias da natureza, o que a ajuda a construir internamente um respeito e uma admiração pela natureza, a partir de imagens que contam sobre as pedras, os caracóis, o girassol, o diamante, etc...
Biografia de São Francisco: Nessa época as crianças ouvem as histórias da vida de Francisco de Assis! Aprendem a perceber o outro lado do Ser Humano que é capaz de reconhecer o que é correto e verdadeiro e atuar no mundo dessa forma, a partir da biografia de um Ser Humano que viveu na Terra!

A gotinha d’água: Estudamos o ciclo da água através da história da gotinha d’água, uma grande amiga das crianças. Essa gotinha vive no céu, em uma nuvem, e certo dia resolve que é hora de fazer um passeio na terra! Essa época, além de ensinar às crianças sobre o ciclo da água, conta para elas, através de imagens, uma história bem mais ampla, do ciclo da vida.


O TERCEIRO ANO WALDORF

O 3º ano Waldorf inicia com as histórias da criação do mundo segundo o Antigo Testamento. Com isso estamos oferecendo um primeiro ensino de “História da Humanidade”, por tratar-se da historia do povo judeu e que espelha fases do desenvolvimento de toda a humanidade, que são repetidas individualmente por cada criança.

No decorrer dos 9 anos a criança passa a ter uma autoconsciência maior, passa a se perceber no mundo como um indivíduo isolado. São vivencias muito fortes e a criança torna-se instável emocionalmente.

Compreendendo essa fase do desenvolvimento da criança, o currículo Waldorf do terceiro ano trabalha as várias formas de atuação do homem no mundo. A partir do cultivo da terra, do estudo das profissões, da construção da casa, da colheita do trigo e preparo do pão. Assim a criança compreende, através do seu fazer, que estamos no mundo como indivíduos, temos a nossa força de trabalho capaz de modificar e produzir o que precisamos para viver e somos capazes de nos relacionar socialmente.

Segue abaixo um breve resumo das épocas do terceiro ano:

A Criação do Mundo: O Antigo Testamento - Nessa época as crianças receberão os conteúdos do Antigo Testamento (desde o Gênesis) e vivenciarão o desenvolvimento da humanidade através dele.
• Trabalho simultâneo com a Língua Portuguesa: Introdução às classes gramaticais (verbo, substantivos, adjetivos); Divisão silábica; Leitura; Pontuação.

O Cultivo da Terra:  As crianças prepararão a terra para o plantio do grão, horta e flores.
Vivenciarão na prática e nos conteúdos estudados o quanto é importante reverenciarmos cada espécie da natureza.
• Trabalho simultâneo com a Língua Portuguesa: Introdução à letra cursiva (treino); Aprofundamento da pontuação; Tonicidade das sílabas; Redação.

As profissões: Estudo das profissões primordiais (partindo ainda do conteúdo do Antigo Testamento). A atuação transformadora, positiva, do homem no mundo; Construção de uma maquete de aldeia, com suas inter-relações; Vivência de medidas através da prática;
• Trabalho simultâneo com a Língua Portuguesa: Uso da letra cursiva.

Crianças escrevem, pela primeira vez, seu nome em letra cursiva

Redações utilizando os sinais de pontuação; Silabação - conceituar monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba; Treino de leitura oral, biblioteca; Ditados e exercícios com as dificuldades ortográficas.


A casa: Estudo dos diferentes povos e culturas - o ambiente em que vivem, seus hábitos e o reflexo na sua moradia. O estudo da casa como uma revelação do que somos; A escolha da casa pela criança, elaboração de um projeto, confecção da casa.

Montagem da casa em sala de aula

• Trabalho simultâneo com a Língua Portuguesa: despertar, ainda sem conceituar, a estruturação das orações - sujeito, predicado e objeto.

Casa primordial

Do grão ao pão: Estudo dos cereais: suas lendas e qualidades. Colheita do trigo, preparo da farinha e confecção do pão.

• Reforço dos conteúdos de Língua Portuguesa;

• Treino da leitura; O estudo da matemática acontece intercalado com cada época acima. A partir de imagens e vivencias concretas a criança compreende o que ela faz! No terceiro ano trabalhamos a fixação das tabuadas (do 2 ao 12), as contas armadas das quatro operações, o transporte e empréstimo, a prova real, vivencia do universo numérico até o 1000, dobro/triplo/quadruplo, cálculos orais.


O QUARTO ANO WALDORF

A criança chega ao 4º ano Waldorf com um novo olhar. Enquanto percorreu o 3º ano, ela descobriu sobre si mesma, vivenciando o processo de construção da sua casa, e sobre as capacidades humanas de, a partir de sua força de vontade e propósito, transformar o mundo, produzir o necessário para si e para os outros.

Agora no 4º ano o olhar é outro. Estando apropriada do caminho que fez, a criança se abre para olhar o mundo de forma mais consciente. Ela sai da sua “casinha” e olha para a rua, o caminho que percorre até a escola, a região que mora, a cidade etc. É assim que começa o estudo da geografia e história, concomitantemente. Ela ouve sobre a história da sua cidade e do seu estado, e como tudo começou.

Estudo de frações impróprias

Na matemática a criança aprende sobre as frações. Ela aprende a fracionar o lanche, o bolo, a maçã, com os colegas. Ela exercita o compartilhar e a partir dessa vivência aprende as regras estabelecidas para as frações. No português, estuda os tempos verbais, olha para o passado (nossa história), o presente (onde nós estamos) e o que faremos no futuro. É a partir de suas vivências que compreende o conteúdo.

O fio de histórias que conduz o 4º ano, e que são contadas diariamente como um alimento para a alma da criança de 9-10 anos, são contos da Mitologia Nórdica, que apresentam para a criança mais um ponto de vista sobre a criação do mundo. Nesse ano as crianças ouvem também os mitos indígenas que enriquecem a época de geografia e história.

Nesse ano as crianças fazem o primeiro estudo mais consciente dos grupos animais e do ser humano. São as épocas de Antropologia e Zoologia. Partimos da compreensão integral e trimembrada do ser humano, composto de cabeça, tronco e membros e a partir daí olhamos para o reino animal. Refletimos sobre a especialização do animal, que o torna tão bom no que faz, mas que também é sua prisão, pois ele não pode fazer algo diferente do que sempre fez. Em contrapartida o ser humano que na sua pouca especialização possui a liberdade e a capacidade de pensar que o capacita a ser e fazer o que quiser.

Animais modelados para a aula de zoologia

Penas para iniciação na escrita à tinta
Aquarelas com formas mais definidas
         
No 4º ano começamos uma descoberta mais consciente do mundo, olhamos para as relações entre nós e o mundo que nos cerca.

Compreendemos um pouco mais desse mundo, mas ainda com calma.

Partindo sempre de imagens e vivências que alimentem essa fase do desenvolvimento da criança.


O QUINTO ANO WALDORF

A criança chega ao 5º ano Waldorf com um vislumbre do pensar próprio.

Inicia o estudo das antigas civilizações e, portanto, o início da história com fatos documentados.

Índia, Pérsia, Babilônia, Egito e Grécia: se até então, nas histórias, o conhecimento vinha de Deus, agora o homem, por ele mesmo, pensa.

Na aula de Botânica vivencia a vida das plantas. A geografia amplia para o Brasil, mas nada de dados: estudam a cultura e características dos locais, indo além da sala de aula. Todo o conhecimento é vivificado primeiro, experimentado.

Lousa ilustra a época da Mitologia Grega

Na matemática a criança aprende números decimais e geometria.

O fio de histórias que conduz o 5º ano, e que são contadas diariamente como um alimento para a alma, são contos da Mitologia Grega.

A turma vivencia os Jogos Gregos
O estudo da gramática inclui redação, análise do discurso, preposição, pronomes, advérbios e verbos irregulares.