terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Primeiro dia de aula



Hoje o dia amanheceu com o céu azul, sem nuvens, um brilhante e quente sol na região da Pampulha. Muitas crianças e seus pais chegam à escola Miguel Arcanjo: primeiro dia de aula!


Uma turminha, com seus 6 ou 7 anos, senta-se no banco branco. Carregando suas mochilas e merendeiras, aguarda ansiosa pela professora.

Estas crianças já sabem pular corda, subir em árvores. Contam histórias, costuram bonecas. Já cuidam do próprio lanche. Equilibram-se em pernas de pau e bicicletas. Seus corpinhos estão prontos para aquietar-se (Só um pouquinho! Ainda precisam brincar.) Mas já estão aptas para as letras e os números.

A professora do primeiro ano chega. Os olhinhos curiosos não conseguem desgrudar daquela pessoa nova, desconhecida, mas (eles sabem muito bem!) que foi escolhida por eles há muito tempo. 

A professora começa a chamar, uma a uma, as crianças vindas do jardim. Chama-as pelo nome, pega em suas mãos, olha em seus olhos e dá as boas vindas. Elas deixam seus pais e agora verão o mundo com a ajuda da professora de classe. Dá-se início o segundo setênio na vida dos pequenos. A partir de agora, a energia e o prazer do brincar serão direcionados ao trabalho e aprendizagem. 


Os "grandes" do 5° e 6° ano formam um grande arco com as mãos, por onde passam a professora e as crianças do primeiro ano, em direção a um mundo repleto de segredos, descobertas e muita alegria.