terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Início de ano e o material escolar: martírio ou prazer?

O Senhor do Tempo* nos conduz por situações que se repetem anualmente. O calendário marca festas, feriados, início e fim de ciclos. Assim, entra ano e sai ano, repetimos algumas atividades. Uma delas é a preparação do material escolar das crianças. 

Nos noticiários e conversas reais e virtuais o tema frequentemente é abordado pelo viés do consumo. Preço dos cadernos e lápis de cor, variação entre as papelarias, a quantidade absurda de livros didáticos, a canseira das lojas cheias e das filas, o bombardeio da publicidade que oferece às crianças materiais estampados com personagens, tudo isso levando ao mesmo comentário: como é cansativo, caro e trabalhoso preparar o material escolar. 

Mas não precisa ser assim. Aqui na escola Miguel Arcanjo, aliás, há um significado muito especial no preparo deste material. Começando pelos cadernos, todos iguais e feitos sob medida, são encapados pelas famílias, com tecido ou papel colorido. É o momento em que os pais colocam suas intenções e personalizam o objeto onde serão registrados conhecimentos, sonhos, arte. Nas escolas Waldorf não são utilizados livros didáticos pelas crianças. São os cadernos, construídos por cada um, que abrigam o conteúdo compreendido de maneira única e verdadeira.


Há reposição de lápis de cor e blocos de giz de cera, pois estes são de boa qualidade e sempre aproveitados ao longo dos anos. No início de cada ano há aquela faxina nos estojos e a limpeza dos gizes, sujos e moldados pelo uso diário.

Os aventais e saquinhos de tecido, que abrigam os trabalhos manuais, assim como as canecas e meias de euritmia, são lavados e voltam para a escola todo ano. A flauta também, que pode ser desmontada e lavada para recomeçar seus trabalhos.



Como há a opção por mochilas e merendeiras simples e de boa qualidade, as crianças não sentem a necessidade de renovar estes itens de acordo com a moda do ano: basta uma boa lavada e estão prontas para o novo período letivo. 

Dependendo do ano tem novidades que merecem rituais especiais: o uso da caneta tinteiro, a vivência do violino, uso de lápis grafite e até do compasso, são abordados com sentido, fazendo com que estes objetos sejam cuidados e utilizados com vontade.


Dá muito gosto preparar o material escolar desta forma. Há veneração por este trabalho, pois é feito com consciência da importância e utilidade de cada item, com verdade, qualidade e muita beleza, assim como deve ser o mundo para as crianças do ensino fundamental.


*Época do 2º ano: "O Senhor do Tempo: Vivenciamos nessa época o ciclo anual da Terra. Começamos pelas estações do ano, as festas cristãs comemoradas em cada estação, passamos pelos 12 meses do ano, as fases da lua, os dias da semana, até chegarmos à compreensão do calendário. As crianças registram tudo no caderno, escrevendo pequenos textos com a professora e ilustrando. Também, nessa época, confeccionamos o calendário do ano seguinte, que elas levarão para casa."

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo texto. Gostaria de salientar que tudo é da melhor qualidade para que as crianças aprendem a fazer tudo da melhor maneira possível, pois essa será a maior contribuição que ela dará para o mundo quando chegar na fase adulta.

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  2. Texto belo e muito verdadeiro. Este é o sexto ano em que preparo os materiais de meus filhos para a Escola Miguel Arcanjo e sinto como ao longo do tempo o contato com o tecido, com o papel colorido, ao invés do plástico e dos personagens, vai me "desintoxicando" e reeducando os meus próprios sentidos para dimensões do belo, do natural, do simples. Imagino então o quanto isso é forte e importante para as crianças que utilizam esse material todos os dias! Sim, material escolar - seu estilo e forma de organização - também é currículo, também educa...

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