domingo, 14 de agosto de 2016

Aprendendo além da sala de aula: a vivência de Mineralogia e Astronomia da turma do 6º ano

15/08/2016

A Escola Miguel Arcanjo amplia as atividades pedagógicas em visitas e viagens, com o objetivo de dar ao aluno a chance de vivenciar o conteúdo dado em sala e também desenvolver hábitos e comportamentos em lugares diferentes, distantes dos familiares.

Cada professora de classe determina como será dado o conteúdo das épocas e prepara saídas para diferentes lugares, trilhando um caminho único com sua turma. Esse é o brilho da Pedagogia Waldorf: um olhar comprometido com as particularidades de cada um.

10 alunos e 2 professoras rumo ao pico da Lapinha: desafio superado

Na semana passada a turma de 6º ano da professora Patrícia saiu para uma viagem pedagógica relacionada à época de Astronomia e Mineralogia, em Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho, MG.

A professora nos conta um pouco do que sentiu nessa experiência:

“Foi uma viagem fantástica! Foi maravilhoso ver meus alunos olhando o reino mineral e o céu, à noite. Fomos agraciados com uma chuva de meteoros e sentimos a força do reino mineral, no alto da serra, no alto do pico da Lapinha. E o maior desafio do 6º ano foi chegar lá em cima, superando todas as dificuldades: cansaço, calor, medo de altura... Foi muito especial. Estou em estado de graça por poder viver esse momento com meus alunos.”
No alto!

A turma acampou no sítio Entoá, que vive plenamente a permacultura. Os proprietários, Cris e Gustavo, mostraram a acolhedora casa, onde é pensada a utilização da água, a produção e consumo do alimento, onde as construções utilizam materiais retirados da natureza, não causando impacto, pois se sustentam. Uma forma de viver em harmonia com o que a natureza nos oferece.

Registrando percepções

Os alunos provaram a comida preciosa do restaurante Padma Chai, preparada pela Nalim e Guilherme, com muito carinho. Experimentaram outros sabores, texturas e aromas, superando o desafio do novo. E o presente maior foi a abertura que tiveram para isso: descobriram-se adorando alimentos que antes não gostavam. Uma oportunidade para quebrar paradigmas da cidade grande, padrões que não se sustentarão por muitos anos. Há formas sustentáveis reais e possíveis de se alimentar, construir e habitar este planeta.

“Possibilitando esta vivência, maior que o simples estudo da mineralogia ou astronomia, mas a experiência de outras maneiras de viver e morar, entendo estar educando a geração que irá herdar este planeta. Sinto-me cumprindo meu papel de professora.


Que presente ver os alunos apurando o olhar e encontrando cristais escondidos nas pedras! Que alegria ouvir alguns deles, em êxtase, exclamando: ‘Professora, parece que agora nossos olhos enxergam os cristais!’

Olhamos para o céu e sentimos sua imensidão... contemplamos a lua crescente, estrelas, planetas. Aqueles que bravamente conseguiram ficar acordados em volta da fogueira foram presenteados com os meteoros. Ouvimos histórias da Lapinha, casos, mitos e lendas da região. Aquecemos o corpo com chocolate quente.


Nesta deliciosa viagem, realizamos muitas atividades artísticas, desenhos, trabalhos com carvão, buscando sentir a força do Reino Mineral. E em Lapinha da Serra, com sua fantástica e privilegiada geografia, isso é profundamente vivenciado. Voltamos plenos de veneração e respeito por esse reino que sustenta TUDO.”

3 comentários:

  1. Uau! Que demais essa viagem e o relato também!!! Parabéns São Miguel Arcanjo...

    ResponderExcluir
  2. A turma do 6o ano é a turma "pioneira" da Escola Miguel Arcanjo. Com ela a escola vem se expandindo desde o 1o ano até, atualmente, o 6o, rumo ao 9o ano. Tem sido um privilégio acompanhar, como mãe de uma das alunas, a trajetória dessa turma e saber que nossa filha é beneficiada por um processo pedagógico verdadeiramente amoroso: em relação às crianças, ao planeta e a todos os seus "reinos", à Vida. Nenhum conteúdo tem um fim em si mesmo, todos estão a serviço da formação dessa consciência amorosa, alargada, livre e responsável. Muita gratidão à Professora Patrícia, que vem conduzindo esse processo com grande inteireza, compromisso, dedicação e consistência. Uma grande aprendizagem também para todos nós, pais e mães. Abraços, Tânia.

    ResponderExcluir
  3. É de arrepiar!!! Parabéns professora Patricia. Abraço Zaline

    ResponderExcluir