Justificativa
Liberdade, igualdade e fraternidade.
Esta tríade elaborada por Rousseau em "Contrato Social" em torno de 1760 , se espalhou por toda Europa como marco das idéias de uma nova sociedade.
Rudolf Steiner se inspirando nesta proposta, elabora a Trimembração social
Acreditando numa sociedade que acolhe o homem por inteiro, com todos as suas aparentes contradições.
Liberdade na vida espiritual,
Igualdade na vida jurídica e
Fraternidade na vida econômica
Liberdade Espiritual
A vida espiritual livre, como arte ou formação constitui as habilidades que a humanidade necessita para sua existência e desenvolvimento ideal e material. Aptidões só podem se desenvolver a partir de um espírito livre.
Igualdade Jurídica
Na vida jurídica estatal são todos iguais perante a lei, e cada um é um igual frente ao outro.
Fraternidade Econômica
A vida econômica compõe-se da produção de bens, da circulação de bens e do consumo de bens. Através dela são satisfeitas as necessidades humanas.
Quando esses âmbitos começarem realmente a se complementar, farão florecer suas potencialidades e o cidadão se comprometerá de forma coletiva visando o bem de todos.
Acreditando na educação como mola propulsora da sociedade, capaz de transformar mentalidades e de modificar positivamente todo um contexto atual, propomos este projeto para o fundo de bolsa da Escola Miguel Arcanjo.
Objetivo
Conscientizar a comunidade escolar da necessidade de vivenciar a fraternidade econômica, proposta por Steiner, através de ações que possam gerar recursos financeiros para o fundo de Bolsas da Escola Miguel Arcanjo
Proposta
Envolver toda a comunidade escolar em uma grande vivência da trimembração social, proposta por Rudolf Steiner.
O Plano de ação seria dividido ao longo de 3 anos.
O evento entraria no planejamento pedagógico, ficando a cargo de cada professor trabalhar o conteúdo proposto de forma que as crianças vivenciem o conteúdo.
Ensinando sobre a igualdade jurídica, que se expressa no direito de todos os alunos receberem a mesma proposta educativa, o mesmo cuidado, os mesmos estímulos e a mesma proposta pedagógica da escola, independente de ser aluno pagante ou bolsista.
Conscientizando que somos espírito livres, com direito de expressão.
A arte é o grande transformador do ser humano, faz sentir, desenvolve aptidões e habilidades tornando o ser humano consciente de sua liberdade espiritual.
Estimulado a compreensão e vivencia da fraternidade econômica, onde as atividades realizas em sala e os produtos feitos, seriam vendidos com o objetivo de ajudar os colegas que não podem pagar a escola e tornando possível o acesso da escola para outras crianças financeiramente carentes.
Enfim, mostrar que quando nos importamos com a comunidade em que vivemos, nos unimos, nos complementamos e nos comprometemos com o bem de todos.
2016
A Escola Miguel Arcanjo possui três eventos importantes: Noite de caldos, Festa Junina e bazar de Natal. Nestes eventos, com a finalidade de arrecadarmos recursos para o fundo de bolsas se capitalizar, propomos a abertura de um espaço de venda onde montaríamos um brechó com diversos produtos: Roupas, brinquedos, calçados, livros... Propomos ainda que o brechó funcione também aos sábados letivos.
A comunidade escolar seria envolvida no sentido de arrecadar roupas, brinquedos e utensílios em ótimo estado para compor o brechó, com o objetivo de capitalizar o fundo de bolsas.
2017
Realização de uma feira na Escola "Feira da Fraternidade econômica"
O ideal seria que toda a comunidade escolar fosse envolvida, inclusive o conselho de pais.
Parte das produções das crianças realizadas em sala, seria destinada a venda, com objetivo de capitalizar o fundo de bolsas. Os produtos podem ser individuais ou coletivos, conforme a determinação dos professores.
Todo este trabalho, finalizaria com a realização da Feira da Fraternidade econômica a ser realizada no mês de setembro.
2018
Com a experiência adquirida com o projeto de 2017, propõem-se a realização de uma grande feira em espaço público ( ex: Praça da Fleming), em parceria com outras escolas Waldorf.
A temática da Feira seria a mesma "Feira da Fraternidade econômica".
O projeto seria compartilhado com as outras escolas Wardorf da Região e na mesma época do ano, na primavera, onde a natureza é dadivosa, aconteceria o evento.
Objetiva-se com esta feira, além de arrecadar fundos para o fundo de bolsas, divulgar a Pedagogia Waldorf, mostrando os diversos recursos de ensino.
Pode haver apresentação e exposição de trabalhos das crianças de todas as escolas Waldorf.
Podemos ter palestras, aulas temáticas, brincadeiras com ritmo, Euritmia, aquarela e outros...
Acreditamos que o evento chamaria atenção da imprensa, não só pela oportunidade de mostrar um modelo pedagógico diferente, mas também pela proposta da "Fraternidade econômica" cujo objetivo é financiar o estudos para aqueles financeiramente carentes.
Conclusão
Acreditamos que o fortalecimento dos laços entre escola/família está no trabalho conjunto, que gera pertencimento.
A educação de nossos filhos é um somatório do empenho da escola e da família. Filhos educados com o propósito de enxergar o coletivo como parte integrante do seu ser.