domingo, 3 de setembro de 2017

A construção de um Yurt, a construção de uma comunidade

                                                                                                                                                                    A história do Yurt da Escola Miguel Arcanjo começou em 2016. Com a necessidade de uma sala para as aulas de Euritmia e um espaço para Cursos, Oficinas, Escola de Pais, Reuniões e outros encontros, surgiu o curso "Ecoconstrução de Yurt - moradia nômade de bambu".

Anterior ao curso, quando seria construído um yurt - ou yurta, pois é uma casa que veste saia - foi realizado um mutirão para construção da base. Neste dia, mães, pais, professores e amigos da escola levaram força, alegria e entusiasmo e o chão foi feito.



                                                                            
O curso foi realizado em abril de 2016 e contou com a participação da comunidade escolar, de estudantes universitários, professores de cursos de arquitetura, professores waldorf, bioconstrutores e permacultores. Pablo Bedmar, pioneiro na construção de yurts no Brasil conduziu a turma.





Pablo Bedmar, nosso professor de Yurt!


                                                                         

Nosso Yurt nasceu! Durante o último ano foi local de ricos encontros da comunidade e das belas aulas de Euritmia das crianças da Miguel Arcanjo.

Ele é "guardado" pela Diretoria de Infraestrutura da AMAR e pelas professoras Neiele (Euritmia) e Aísha (classe) mas em todas as intervenções e reformas toda a comunidade é convidada a participar.

No último mês deu-se início à confecção da nova roupa para nossa Yurta. Isso foi possível graças à doação de lona branquinha e nova. Em diversos mutirões, com a presença e orientação do Pablo e a alegria e disposição da comunidade, foi medida, cortada e colada a cobertura nova. O trabalho foi finalizado hoje, por professoras, mães, pais, amigos e crianças. 



Crianças sempre presentes

Lua e estrela

Professoras Neiele e Aísha, guardiãs do yurt


Orgulho




Estamos muito, muito felizes e orgulhosos deste trabalho comunitário. Ele reflete o que queremos ser no mundo. E cumpre a missão da Miguel Arcanjo: "Atuar junto à comunidade, através da educação de crianças, pais e professores, promovendo encontros vivificados pela Pedagogia Waldorf, a serviço do bem comum."